eerie murmur

View Original

Audiobooks — sim ou não?

Com alguma controvérsia, os audiobooks (ou audiolivros) são amados por uns, odiados por outros e desconhecidos, talvez, para uma fatia ainda maior.

Como me rendi aos audiobooks, pensei em vir dar-vos a minha opinião, não vá andar alguém indeciso desse lado. 

Experiência pessoal com audiobooks

Começo por partilhar a minha experiência com os audiobooks, pois, mais do que preço e saber onde comprar, é, normalmente aquilo que mais me interessa saber - como é ler em audio?

Então, confesso que das duas primeiras vezes que tentei, enquanto conduzia, pensei: não, isto não é para mim. Não me conseguia concentrar,  parecia que não conseguia fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Se me tentava focar na história, sentia que não estava a prestar atenção à estrada (e o nosso cérebro leva-nos sempre para onde devemos estar, para a estrada), se me focava na estrada, parecia que me estava sempre a perder na história. 

Já meses depois das outras tentativas, resolvi tentar uma terceira vez. Escolhi um livro “fácil”, And Then There Were None da Agatha Christie (que acabou por não ser tão fácil assim porque tinha imensas personagens) e tentei ler num caminho que faço diariamente e em auto-estrada. Ao início foi um pouco desconfortável, com a mesma sensação que já tinha tido, mas forcei um bocadinho e, com o passar do tempo (dois ou três dias na verdade), acabou por tornar-se mais natural. Hoje, já é automático e faz-me zero confusão, no entanto, só “leio” em trajetos que faço diariamente, ou seja, aqueles em que estamos mais descontraídos. Se for um caminho novo, prefiro estar totalmente focada na estrada.

Não sei quantos livros já ouvi, mas já foram mais de 20, de certeza absoluta! Fui confirmar, afinal foram mais de 60!

Preços e onde comprar

Os audiobooks não são baratos, por isso, a única opção viável para quem quer ler mais do que um, é mesmo recorrer a uma subscrição. 

Kobo

O meu ebook reader é da Kobo e é lá que compro todos os meus ebooks, portanto, fazia sentido ter uma subscrição do mesmo serviço. Infelizmente, a Kobo apesar de já ter uma subscrição de audiobooks, ainda não a oferece em Portugal. Neste momento, com uma conta portuguesa, apenas é possível comprar os audiobooks individualmente, mas têm, na minha opinião, um preço demasiado elevado.

Audible

A minha escolha acabou por ir para a Audible que tem valores de subscrição muito simpáticos. Há várias subscrições disponíveis:

  • Gold — cerca de 14.95$/mês, o que corresponde a 1 crédito;

  • Platinum — cerca de 22.95$/mês, o que corresponde a 2 créditos;

  • Silver — Esta modalidade só fica disponível quando tentam cancelar a vossa subscrição. Não consigo confirmar o preço agora, mas ronda os 7$ e ganhamos um crédito mês sim, mês não.

Os créditos são aquilo que podemos trocar por audiobooks, por isso, na verdade, estamos a dizer que podemos comprar 1 audiobook por 14.95$, no caso do Gold. Além disso, ainda temos 30% de desconto se quisermos comprar um audiobook fora da subscrição e a Audible faz imensas promoções para subscritores. 

Acredito que existam outros serviços, mas estes são os que estão no meu radar.

Uma nota: eu leio/oiço em inglês. Não sei se o Audible tem livros narrados em PT, mas acredito que, se tiver, não deve ser um grande catálogo.

Atenção, esta informação está atualizada à data de publicação deste artigo — 16 agosto 2020

As vantagens

A minha principal vantagem: transformei quase 2 horas de condução diárias em momentos de “leitura”. Até agora, só oiço audiobooks no carro. Já tentei ouvir em casa, mas parece que aí prefiro ler em vez de ouvir. Portanto, se me perguntarem quais são as vantagens dos audiobooks, a minha resposta imediata vai logo para aproveitar o tempo em que estamos presos no trânsito! Pode parecer coisa pouca, mas imaginem 2 horas de condução por dia, agora multipliquem por 22 dias por mês. Certo, são cerca de 44 horas a conduzir - mais do que uma semana. Nada contra ouvir música ou podcasts (que também oiço), mas tenho preferido aproveitar esse tempo para colocar a leitura em dia. 

Ah e tal, mas isso não é ler!

Cada um com a sua opinião. Confesso que me enerva um bocado a postura de “e-books não são livros”, “ouvir livros não é a mesma coisa” e “ler tem que ser em papel”. Ora bem :) Para mim, o importante é que as pessoas tenham a oportunidade de ler e que retirem daí prazer. Mais importante ainda é as pessoas terem direito a fazer aquilo que bem lhes apetece sem terem outras pessoas a retirar valor, porque algo não vai ao encontro do que elas conhecem. 

E desse lado? Audiobooks? Fãs ou nem por isso?

Se estiverem curiosos e tiverem dúvidas, apitem que tento ajudar :) 

PUBLICAÇÕES RECOMENDADAS

See this gallery in the original post