eerie murmur

View Original

Opinião: Lillian Fishman — Acts of Service

Não sabia bem se queria partilhar a minha opinião sobre este livro. Na verdade, já nem me lembrava do título, tive de ir ver ao Goodreads (também podia ter ido buscar o Kobo, mas estou sentada no sofá e tive preguiça).

Acts of Service foi um livro que me deixou curiosa pela sua premissa:

A provocative debut of sex and sexuality as a twentysomething New Yorker pursues a sexual freedom that follows no other lines than her own desire.

Gosto de character studies e pensei que era isso que ia encontrar aqui, uma exploração. Mas não.

Acho que a principal queixa que tenho é sentir que a história não chegou onde podia chegar. Estive sempre à espera do momento em que os sentimentos/ações seriam mais aprofundados, mas nunca chegou. Queria conhecer melhor a protagonista (já nem me lembro do nome dela e acabei o livro há menos de uma semana), mas senti que apenas tinha acesso a uma informação básica e filtrada.

Parece-me que li um diário de uma jovem mulher, lésbica (bi?) que queria, acima de tudo, explorar o sexo, o seu corpo e as relações. Quando digo que li um diário, quero dizer que a linguagem era aborrecida. Sabem quando escrevemos no nosso diário só para “escrever” e não nos preocupamos minimamente com a experiência de leitura? Foi isso que senti.

Aquela expressão do “show, don’t tell” iria morrer afogada aqui. Em nenhum momento senti que me estivessem a mostrar algo… foi apenas um relato de coisas. Continuo sem conhecer, realmente, as personagens — talvez uma experiência parecida com o voyeurismo, onde vemos tudo o que acontece mas de longe, sem saber o que realmente se passa (que até poderia funcionar devido ao teor da história — mas não).

Ao mesmo tempo, sinto que fui eu que não percebi, que há aqui algo que me passou complemente ao lado. Porque esta história tinha tudo para ser um excelente estudo de carácter/personagem (que eu tanto gosto), mas parece-me que não passámos da porta de entrada.

Se estiverem curiosos com a história — leiam. E se gostarem, venham-me cá contar a vossa opinião.

⭐️⭐️⭐️ (2.5)

PUBLICAÇÕES RECOMENDADAS

See this gallery in the original post