eerie murmur

View Original

Opinião: V. E. Schwab — The Invisible Life of Addie LaRue

Com 4.46 estrelas no Goodreads, The Invisible Life of Addie LaRue deve ter sido dos livros que mais me dececionou este ano. Tem uma premissa cheia de potencial —  uma rapariga de quem ninguém se lembra, um fantasma que, assim que deixamos de olhar para ele, foge da nossa memória. Mas sinto que ficou muito, muito aquém do que poderia ter sido.

Não querendo ser aquela que só diz mal, este livro parece-me ter sido escrito à pressa, como se fosse o primeiro draft de uma história que podia ser boa. Como se a V.E. Schwab tivesse tido uma ideia tão boa que saltou para o portátil, a escreveu e a vendeu. Parece que não teve tempo de crescer, sabem?

A própria linguagem parece-me pouco cuidada e, em algumas partes, vemos a autora a tentar uma linguagem mais sensorial, mas, na minha opinião, a ficar muito, muito aquém.

Muitas partes também me pareceram forçadas, como as sardas que ela tinha em forma de constelação - a autora repete isso sempre que consegue, mas… na verdade, não há sumo nenhum aí, não acrescenta nada à história, é só algo que a autora repete e que, por algum motivo, quer que o leitor repare.

Eu já conhecia a V.E. Schwab, li a trilogia Shades of Magic e gostei bastante. Quando li a sinopse deste livro, corri a comprar em pré-venda. Gostava que este livro fosse para mim aquilo que tinha idealizado. Tinha tanto potencial, mas, na minha opinião, fico muito aquém da trilogia que li que, tendo uma premissa com menos impacto, foi muito bem conseguida.

Se tinham este livro na vossa wishlist - não se deixem demover. Deve existir 95% de reviews positivas (e muito positivas). De qualquer forma, dou-lhe 3 estrelas, foi uma leitura fácil e que me fez alguma companhia, com alguns momentos bons.

⭐️⭐️⭐️

PUBLICAÇÕES RECOMENDADAS

See this gallery in the original post