eerie murmur

View Original

Vamos falar de Terror em Portugal?

Já sabem que gosto de ler terror. Também já sabem que o terror não é especialmente popular, muito menos em Portugal. Mas, o que espero que já saibam, é que há pessoas muito talentosas a trabalhar para mudar isto.

A trabalhar para se ler mais terror, para dar palco a novos escritores e para levar o terror a mais pessoas.

A Fábrica do Terror é um projeto desenvolvido pela Sandra Henriques, pelo Pedro Lucas Martins e pelo Ricardo Alfaia que querem mostrar que há terror, do bom, em Portugal. Sendo um projeto ambicioso, contam com o apoio de mais “operários” (o termo carinhoso para colaboradores do projeto), mas, como não vos quero deixar aqui um lençol, podem espreitar tudo no site da Fábrica.

O que podem encontrar por lá?

A Fábrica do Terror é um portal dedicado ao terror e, por isso, encontram lá tudo o que diga respeito ao género — é um espaço bem completo.

Podem ler entrevistas, ficar a par de estreias/lançamentos e outros artigos que prometem dar-vos o bichinho do terror. Temos o Gabinete do Francisco que, no primeiro artigo, explora o conceito de começar e arriscar e a Marta que partilha connosco sugestões de terror infantojuvenil e fala-nos de uns vampiros que adoram arroz de cabidela.

Um dos objetivos é destacar autores nacionais e promover a criação, portanto, vão encontrar não só contos, mas também outros formatos, como ilustração, animação, fotografia ou filmes. Se gostam de escrever no género (ou se trabalham noutros formatos) podem submeter o vosso trabalho no site para apreciação dos editores 👌

«Queremos que a Fábrica do Terror seja uma montra que atraia ainda mais criadores. Vamos provar que o terror em Portugal está bem vivo, para que não se continue a achar que este só acontece esporadicamente. Temos, no nosso país, artistas excelentes que merecem esta plataforma.»

Não vos quero maçar mais (porque se há tema que me faz esquecer do tempo, é este), MAS quero pedir-vos que visitem a Fábrica do Terror. Não quero pedir a quem já gosta de terror (porque sei que esses não precisam de incentivo extra 😅), mas sim a quem não gosta (ou acha que não gosta). Porque o terror (como outros géneros), não é preto no branco. Cabe muita coisa lá dentro. Há muitos subgéneros. Neste momento, têm quatro contos online, mas vão ser publicados novos todas as semanas, portanto, vão espreitando.

Acho que está na hora de nos despedirmos de preconceitos literários (este e outros, já que estamos no tópico 😅) e experimentarmos novos géneros, novas histórias.


A Fábrica está aqui —> www.fabrica-do-terror.com

PUBLICAÇÕES RECOMENDADAS

See this gallery in the original post