Erin Morgenstern

Os livros da Erin Morgenstern são experiências especiais para mim. Tecem mundos mágicos, sempre com elementos de fantasia, sempre bonitos. Mas quando penso nela, penso em bem mais do que fantasia.

O que a Erin faz é diferente, não são só histórias fantásticas, são mundos inteiros descritos de forma tão calma, tão bonita que nos apetece muito entrar lá para dentro e fazer parte da história.

Li/ouvi o The Night Circus em audiobook no caminho para o trabalho, nas longas viagens na autoestrada. Este conta-nos a história de um circo que só abre à noite e dos momentos de magia que lá acontecem — já o li há quase 3 anos, por isso não me lembro de muito 😅 Mas lembro-me que gostei tanto que peguei logo no outro livro dela — 🌊 The Starless Sea  🌊  e para mim este foi ainda mais especial.

Sobre o The Starless Sea, roubo as palavras da Keeping up with the Penguins que explicam tão bem aquilo que sinto:

The Starless Sea is a dreamy, magical book, rich in description and epic in scope, wistful and whimsical and foreboding all at once. Morgenstern writes for nostalgic readers, whisking them back to the days of childhood enchantment.

Não são livros que agradem a todo o tipo de leitores. A história não é linear e, para quem está a tentar encontrar uma linha racional e clara, vai ser uma viagem difícil. Mas acho que, para os leitores certos, são experiências a que queremos sempre voltar (estou a reler o The Starless Sea e depois vou reler o The Night Circus).

Se puderem, recomendo que oiçam em audiobook (tanto um quanto o outro) — a narração está muito bem feita e direciona/transforma a experiência. Como gostei tanto deles também comprei em papel e agora oiço e leio ao mesmo tempo ✨

(Ambos estão editados em Portugal, mas não conheço as traduções. Neste tipo de livros, com linguagens tão próprias, prefiro sempre ler no idioma do autor ✨)

Conhecem a autora? Gostam?

 

PUBLICAÇÕES RECOMENDADAS

Anterior
Anterior

Penguin Modern

Próximo
Próximo

Opinião: When Things Get Dark