Opinião: Virginia Woolf — A Casa Assombrada e outros contos

Tem “A Casa Assombrada” no título, mas não esperem fantasmas. Estamos a falar de Virginia Woolf, portanto, temos um universo, introspetivo, dentro deste pequeno livro de contos. 

Livro de contos Virginia Woolf A Casa Assombrada e outros contos

Virginia Woolf é das minhas escritoras preferidas, mas esta foi a primeira vez que li contos dela. Tal como nos romances, temos a forma tão típica que Woolf tem de nos levar para dentro da mente dos seus protagonistas. Ninguém nos conta uma história, puxam-nos para dentro de alguém que sente, sofre e imagina algo diferente. 

Tendo em conta que são contos, ficamos às vezes com a sensação de que deveria estar agora a começar, mas acabou. No entanto, não podemos apontar a Woolf como defeito a vontade que cria em nós de saber mais.

Os contos são todos bastante diferentes. Temos a visão feminista claramente presente, onde os homens tiram o brilho à vida da mulher. Vemos a inércia, a fuga, a criação de novos mundos que tornam este menos sofrível. É Woolf, mas em doses concentradas e — sorte a nossa — temos muitas doses neste pequeno livro.

Gostei muito da experiência de ler as pequenas histórias de Woolf e, indo um pouco mais além da leitura, gostei também de pesquisar a análise de cada história. Consumi em pequenas doses e dei-me tempo para as apreciar. 

⭐️⭐️⭐️⭐️

✨Gostam de Virginia Woolf? Já leram estes contos?

 

PUBLICAÇÕES RECOMENDADAS

Anterior
Anterior

Opinião: Sayaka Murata — Uma Questão de Conveniência

Próximo
Próximo

Monster, She Wrote