
Penguin Modern
A coleção Penguin Modern é uma coleção de autores pioneiros que, na sua altura, tinham ideias inovadoras e, muitas vezes, radicais. São livros pequeninos, sempre à volta das 50 páginas e inclui ficção, poemas e ensaios.

Erin Morgenstern
Os livros da Erin Morgenstern são experiências especiais para mim. Tecem mundos mágicos, sempre com elementos de fantasia, sempre bonitos. Mas quando penso nela, penso em bem mais do que fantasia.
Opinião: When Things Get Dark
When Things Get Dark é uma coleção de histórias em tributo à Shirley Jackson. Editada pela Ellen Datlow, esta coleção tem 18 autores diferentes que criaram um conto propositadamente para esta coleção.

Opinião: Pedro Lucas Martins— Sangue Novo
Não se assustem com o título, este sangue são vozes — das boas (pronto, às vezes é um bocadinho desse sangue também).
Esta é uma antologia com 15 novos autores portugueses na área do terror e eu tenho, pelo menos, dois motivos para a recomendar.
Opinião: Rachel Cusk— Outline
Outline de Rachel Cusk é um conjunto de dez conversações. É só isso, dez conversas diferentes, com pessoas diferentes, onde o denominador comum é apenas a personagem principal — Faye. Mas é a qualidade destas conversas que nos deixa impacientes por mais.

Opinião: Mizuki Tsujimura— Lonely Castle in the Mirror
Lonely Castle in the Mirror conta-nos a história de sete crianças/adolescentes que não conseguem ir à escola. São vários os motivos, cada criança tem uma história. Felizmente para eles, encontram um castelo mágico.

Opinião: Daphne Du Maurier — Os Pássaros e Outros Contos Macabros
Ao contrário de Rebecca e a minha prima Raquel, que me encheram (e bem) as medidas, com esta coleção de contos já não tive a mesma experiência.

Stephen King — A edição bonita de Needful Things
Li este livro em formato ebook, mas gostei tanto que quis tê-lo na minha coleção. E queria mesmo esta capa, que acho que é perfeita e representa muito bem a história. A edição (capa dura) já é de 1991 e não foi super fácil de encontrar.

Opinião: Daphne Du Maurier — A Prima Raquel
Aqui temos um permanente clima de incerteza, praticamente desde o início do livro. Quem é a prima Raquel e quais as suas motivações? Será que ela amou Ambrose? Seria que só queria o dinheiro? Está a cuidar de Philip? Ou a manipulá-lo?

Opinião: Stephen King — Elevation
Elevação é uma história feel-good que fala de aceitação, de aproveitar a vida e ver o belo em tudo o que nos rodeia. Um lembrete da curta duração da vida e das coisas que são realmente importantes.

Opinião: John Boyne — This House is Haunted
Uma novela gótica, uma mansão com fantasmas e uma protagonista que não quer desistir facilmente.
Opinião: Catriona Ward —The Last House on Needless Street
Múltiplos pontos de vista, todos eles pouco confiáveis. É uma história que está sempre a mudar. É sempre uma viagem incerta e nunca sabemos bem onde estamos.

Opinião: Anne Rice —Entrevista com o Vampiro
Fui, obviamente, à espera de uma história de vampiros. Aquele que nos contam o que os vampiros (bons ou maus depende do autor) andam a fazer. Provável também teria uns humanos bons a tentarem caçar os vampiros. Mas não foi nada disso.

Opinião: Yu Miri — Tokyo Ueno Station
Um fantasma que nos conta a história de quando era vivo. Tokyo Ueno Station de Yu Miri é uma representação da sociedade japonesa que começa em 1933 e segue até aos dias de hoje. Seguimos a vida de um homem, Kazu, e das suas relações com a família e com as outras pessoas com quem se cruza.

Livros que li nas férias (2021)
Foram duas semanas de férias muito divididas entre comprar livros e ler livros 😅 Falo-vos um bocadinho de cada um para vos inspirar.

Opinião: Dulce Maria Cardoso — Eliete
Uma vida normal, uma família imperfeita, um passado pesado, um emprego que paga as contas, uma amiga que só vemos de tempos a tempos, mas que nos esforçamos para impressionar, uma relação com a mãe — cheia de bagagem, claro.

20 livros para ler com o Kobo Plus
Deixo-vos 20 sugestões de livros disponíveis na subscrição Kobo Plus. Espero que encontrem algo que vos agrade.

Opinião: Mikhaíl Bulgákov — O Mestre e Margarita
Peguei neste livro sem saber bem ao que ia. Sabia que era meio louco e que tinha bruxas e um gato falante. Depois descobri que tinha um baile do diabo, a história da crucificação de Jesus Nazaré, um manicómio sempre cheio e uma história de amor.
E isto é só a ponta do icebergue.

5 Livros para voltar a ler — Sugestões
Deixo-vos cinco sugestões para voltarem às leituras. Todos eles são livros fáceis de ler — essa foi a condição inicial.

O Kobo Plus chegou a Portugal — vale a pena?
O Kobo Plus chegou, finalmente, a Portugal. É um serviço de subscrição que nos permite aceder gratuitamente a ebooks e audiobooks selecionados. Vale a pena?